Será que sabemos como avaliar os riscos para nossos olhos?
Quando falamos deste assunto, já vem na cabeça que podemos usar qualquer tipo de óculos que está tudo certo, será mesmo?
Este tema desperta bastante curiosidade quando temos de avaliar com os profissionais da área de Saúde e Segurança das empresas os cuidados necessários para evitar uma exposição a riscos prejudiciais ao trabalhador.
Segundo a Norma NR 6 – Anexo 1:
B – EPI PARA PROTEÇÃO DOS OLHOS E FACE
B.1 – Óculos
a) – óculos para proteção dos olhos contra impactos de partículas volantes;
b) – óculos para proteção dos olhos contra luminosidade intensa.
Além destas normas ANSI Z87.1/2003 (Z87+) – a seção 6.2 da norma ANSI Z87.1: estabelece o procedimento recomendado de avaliação de riscos deve ser seguido para avaliar a necessidade de equipamentos de proteção facial ou ocular.
Devemos realizar uma Análise completa da Área de Trabalho: mapeando quais riscos que realizar o controle: A) Impacto B) Aquecimento C) Produtos Químicos (respingo líquido) D) poeira E) Luminosidade f) Radiação Ótica.
Podemos destacar que se não protegermos o usuário de forma adequada, podemos gerar doenças como: lesões queimaduras na retina, degradação muscular, lesões na córnea ou cristalino, catarata por radiação, câncer de pele, conjuntivite, perda de visão ou redução do campo visual.
Outro detalhe importante é avaliarmos o tipo de lente em relação a Transmitância X comprimento de onda a ser controlado, isto determina qual o fator fundamental para controle deste risco aliado a qualidade dos componentes do policarbonato.
A Libus possui uma equipe altamente capacitada de especialistas e equipamentos para criar um sistema de proteção eficaz no conjunto de proteção a cabeça: capacetes, protetores faciais, abafadores e máscaras de solda que vão atender e garantir a proteção.
Autor: Roberto Akira Arai – Eng.: Segurança do Trabalho
Veja mais: Proteção da Cabeça – Produtos Libus
Quer saber mais, entre em contato:
Email: contato@izana.com.br
Fone/WhatsApp: Henrique (43) 99991-2992
Fone/WhatsApp: Francisco (43) 99991-6509
Fone/Fixo: (43) 3322-6509 – Escritório